As frutas da estação

O consumo de frutas durante todo o ano é extremamente importante para a saúde, e do ponto de vista culinário, elas podem render pratos deliciosos e sobremesas refrescantes. E quando se trata das frutas da época, elas ganham destaque nas prateleiras, devido à abundância na produção, e podem ser incluídas mais facilmente na alimentação.

A melhor maneira de inserir essas frutas no cardápio do dia a dia é consumir nos lanches intermediários, ao natural, ou preparar sucos.

Confira os benefícios dessas cinco frutas que estão na safra:

• Kiwi: rica em vitamina C, que atua diretamente nas células de defesa do organismo. A fruta ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e contribui para a prevenção de gripes e resfriados. Ainda é fonte de vitamina A e E, que podem reduzir as chances de doenças no coração e auxiliam na regulação dos níveis de colesterol


• Laranja seleta: a maior parte dos benefícios está concentrada no bagaço da fruta, rico em fibras, que ajudam no combate ao colesterol e são muito importantes para o bom funcionamento intestinal. Além disso, a fruta auxilia na boa cicatrização e torna o organismo mais resistente às infecções, devido à vitamina C


• Morango: a cor avermelhada dessa frutinha se deve às antocianinas, substâncias que neutralizam os radicais livres e ajudam a diminuir o risco de ataques cardíacos. Fonte de vitamina C, nutriente que fortalece as defesas do organismo, é importante no processo de cicatrização e contribui na absorção de ferro dos vegetais


• Nêspera: rica em fibras, e com aproximadamente 75% de água na sua composição, a fruta contribui para a sensação de saciedade e mantém a fome controlada por mais tempo. Ela também auxilia no controle do colesterol, e é fonte de triterpeno, uma substância que ajuda no controle de bronquite e doenças alérgicas, como rinite e sinusite


• Romã: é composta por vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação, além da vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, e ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular. A fruta é uma excelente fonte de ácido elágico, um antioxidante que ajuda no combate às inflamações, na defesa e proteção contra doenças crônicas

Fonte: Uai

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